A FRUTA

O coco é um fruto que atende pelo nome cientifico de Cocos nucifera L. é originário do coqueiro que se trata de uma planta da família das palmeiras e que é a única espécie conhecida no gênero Cocos.

Sobre a história das origens dessa planta são muito variáveis e passíveis de controvérsia, uma vez que alguns acreditam que se trata de uma planta oriunda de penínsulas do sudeste asiático, enquanto que outros acreditam que seja originário da América do Sul.

No entanto, o que se sabe é que a planta apresenta uma excelente capacidade de reprodução e adaptação ao solo, sendo muito bem aceita em locais de terras mais quentes e arenosas e que facilmente se espalhou por meio das linhas costeiras tropicais.

No Brasil, essas plantas foram introduzidas a partir de 1553, sendo trazidas pelos portugueses que vinham de Cabo Verde, sendo logo muito desenvolvida por aqui e utilizada na composição de muitos pratos.

COMPOSIÇÃO DO COQUEIRO 

O coqueiro é uma planta bastante imponente e que pode chegar aos 6 metros de altura, com um tronco formado por fibras bem fortes e por folhas bastante compridas que ficam presas na copa e são trocadas constantemente por novas.

Biologicamente, é preciso analisar que o fruto do coqueiro, o coco, não se trata de um fruto, mas de um fruto seco simples que se classifica como drupa fibrosa, que forma a polpa do fruto.

 

Espécies e estrutura do Coco

O coco é um fruto que pode ser encontrado durante todo o ano e chega a pesar 1,2kg cada. Sobre sua textura, ao retirar a casca que recobre o fruto quando seco é possível encontrar uma casca lisa, com uma polpa que vai de gelatinosa a seca, dependendo do grau de maturação do fruto. Possui um sabor bastante suave e pode ser consumido fresco (polpa), desidratado ou água.

Óleo de Coco – O Guia Completo

O óleo de coco tem atraído muita atenção das pessoas pelos inúmeros benefícios que ele proporciona à saúde. E por boa razão, já que seus benefícios vão desde ajudar a emagrecer até a fortalecer o sistema imunológico do corpo, melhorando o perfil do colesterol, o funcionamento da tireoide e o nível fadiga, entre outros.

O óleo de coco também é usado para adicionar sabor e aroma na culinária do mundo todo. E certamente você já deve ter ouvido falar sobre a capacidade de hidratar que o óleo oferece quando massageado na pele ou passado nos cabelos.

 

https://oleodecoco.info/